Vice-presidente da AMPCON é convidado pelo Senado para debater pedaladas fiscais do Governo Federal

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado vai promover nos próximos dias uma audiência pública para discutir o atraso nos repasses do Tesouro Nacional aos bancos estatais em 2013 e 2014, dos recursos destinados ao pagamento de benefícios sociais.

Os membros da CAE convidaram para a audiência o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega e representantes do Tribunal de Contas da União(TCU), entre eles o presidente da côrte, Aroldo Cedraz. O convite foi aprovado nesta terça-feira (7), atendendo a requerimento do senador Acir Gurgacz (PDT-RO).A audiência deverá ter a presença também do procurador do Ministério Público de Contas no TCU, Júlio Marcelo de Oliveira, também vice-presidente da AMPCON, e do auditor do tribunal, Antonio Carlos D'Ávila. Ela ocorrerá às vésperas do julgamento do TCU sobre as contas do governo.

O presidente da CAE e líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), manterá contato com os convidados a fim de viabilizar a audiência na manhã de quinta-feira (9).

“Será uma excelente oportunidade para o completo esclarecimento de denúncias de que, ao adiar repasses para instituições como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BDNES), o Tesouro Nacional obrigou esses bancos públicos a usarem recursos próprios para honrar despesas que eram da União”, explicou Delcídio.

Essa ação , segundo parlamentares de oposição ao governo, configura empréstimo das instituições a seu controlador - no caso, a União - o que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Petrobras - Por solicitação do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a CAE aprovou também audiência pública, em data a ser definida, sobre o endividamento da Petrobras com os entes federados.

Deverão ser convidados o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Magda Maria de Regina Chambriard, os secretários da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo, e do Rio de Janeiro, Julio Bueno, e o prefeito de Coari (AM), Igson Monteiro da Silva.

FONTE: SENADO




2 visualizações
AMPCON

Associação Nacional do Ministério Público de Contas

E-mail: geral@ampcon.org.br

Telefones: (61) 3533-6505   |  (61) 99533-5088

Sede: SCN, Quadra 4, Bloco B, Nº 100, Sala 1201.

Asa Norte - Brasília/DF - CEP 70.714-900
Subsede administrativa: Av. Nazaré, Nº 766.

Nazaré - Belém/PA - CEP 66.035-145

AMPCON © 2019

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram