Procurador geral do MPC-MT representará AMPCON em evento internacional sobre segurança de membros

A segurança pessoal dos membros do Ministério Público será o principal assunto abordado no Encontro de Associações de Procuradores e Promotores da América Latina, realizado entre os dias 26 e 27 de fevereiro em Buenos Aires, na Argentina.

O evento realizado pela IAP – International Association of Prosecutors – em parceria com a Asociación Argentina de Fiscales visa discutir os problemas relacionados à segurança e independência enfrentados pelos promotores e procuradores em todo o mundo, principalmente na América Latina, depois da morte do Promotor Alberto Nisman, em 18 de janeiro de 2015.

O Procurador-geral Gustavo Coelho Deschamps, do Ministério Público de Contas do Mato Grosso (MPC-MT), vai representar a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) no evento. Este será o primeiro evento internacional que contará com a participação oficial da Ampcon. “Nós precisamos unir forças para encontrar formas de proteger as pessoas que dedicam suas vidas em favor da sociedade, seja no combate ao crime organizado ou no mau uso dos recursos públicos. A morte do promotor Nisman é um grave alerta para todos nós, pois atesta a necessidade urgente de melhorias da segurança para os membros do MP”, disse Deschamps.

Alberto Nisman foi encontrado morto no apartamento onde morava poucos dias depois de denunciar que a presidente Cristina Kirchner, o ministro das Relações Exteriores, Hector Timerman, e outras duas pessoas teriam arquitetado um plano para acobertar possíveis pistas contra iranianos acusados pelo ataque a bomba de 1994, que deixou 85 mortos e 300 feridos. A polícia ainda investiga a morte do promotor.

A International Association of Prosecutors (AIP) é a única organização mundial de procuradores e promotores. Foi criada em 1995 e hoje tem mais de 170 organizações membros em 171 países, representando todos os continentes, assim como muitos membros individuais.

FONTE: MPC-MT




0 visualização
AMPCON

Associação Nacional do Ministério Público de Contas

E-mail: geral@ampcon.org.br

Telefones: (61) 3533-6505   |  (61) 99533-5088

Sede: SCN, Quadra 4, Bloco B, Nº 100, Sala 1201.

Asa Norte - Brasília/DF - CEP 70.714-900
Subsede administrativa: Av. Nazaré, Nº 766.

Nazaré - Belém/PA - CEP 66.035-145

AMPCON © 2019

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram