MPC-MT e conselho de contabilidade se reunem para parceria

Representantes do Ministério Público de Contas do Mato Grosso (MPC-MT) e do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT) se reuniram na tarde de quinta-feira (23), na sede do CRC em Cuiabá. O Procurador-Geral de Contas Gustavo Deschamps e a presidente do CRC-MT Sílvia Cavalcante conversaram sobre a contabilidade pública e futuras parcerias entre as duas instituições.

Para Sílvia Cavalcanti, a contabilidade pública era um segmento pouco explorado pelos profissionais, mas que hoje é fundamental para a categoria. "O conhecimento e a aplicação da contabilidade pública para fins de transparência e informação tem de ter um profissional capacitado. Por isso, a contabilidade na área pública tem sido cada vez mais valorizada."

O Procurador-Geral do MPC-MT Gustavo Deschamps ressaltou a importância desses profissionais para o controle externo. "Tanto nós do Ministério Público de Contas, quanto o próprio Tribunal, reconhecemos que a contabilidade é uma área imprescindível para a boa gestão dos recursos públicos. Ter profissionais capacitados ao nosso lado é, sem dúvida, uma opção valiosa contra o mau uso dos recursos públicos", disse.

A presidente do CRC-MT explicou que a parceria com o MP de Contas vai trazer benefícios para a sociedade. "Muito importante essa visita e essa parceria. Estamos colocando os nossos contadores públicos e alguns vice-presidentes do conselho à disposição do MPC, porque esse trabalho deve ser em conjunto."

Ela reafirmou que a porta está aberta para grandes parcerias com o MPC-MT, seja na educação continuada, na exposição da instituição de controle externo para a sociedade e para os contadores. "O MPC é mais um braço para transparência. É isso o que a sociedade precisa, que estejamos alinhados num único propósito que é a boa aplicação dos recursos públicos", ressaltou.

Deschamps ressaltou que o trabalho que o CRC-MT tem desempenhado na formação dos contadores contribuirá para uma administração pública mais profissional.

"Os cursos, palestras e pós-graduação ofertados pelo Conselho para os profissionais da contabilidade certamente irão impactar na qualidade dos profissionais que estarão auxiliando os gestores públicos em todo o estado. Inclusive, os dois eventos que serão realizados pelo CRC-MT esse ano, envolvendo a contabilidade e o setor público, são importantes porque trazem conhecimentos para nós do controle externo."

Ao final do encontro, o Procurador-Geral entregou um documento com informações sobre o Ministério Público de Contas, que foi convidado a participar dos eventos do CRC-MT.

FONTE: TCE-MT




0 visualização
AMPCON

Associação Nacional do Ministério Público de Contas

E-mail: geral@ampcon.org.br

Telefones: (61) 3533-6505   |  (61) 99533-5088

Sede: SCN, Quadra 4, Bloco B, Nº 100, Sala 1201.

Asa Norte - Brasília/DF - CEP 70.714-900
Subsede administrativa: Av. Nazaré, Nº 766.

Nazaré - Belém/PA - CEP 66.035-145

AMPCON © 2019

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram