Governador do Mato Grosso destaca parecer do MPC-MT e critica aprovação das contas de antecessor

O governador Pedro Taques (PDT) se mostrou contrariado com o parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) favorável às contas de governo de 2014, referentes à gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). Em entrevista ao programa Chamada Geral, da Mega FM, Taques afirmou que Mato Grosso não vai bem nos serviços essenciais, e por isso chamou a decisão do TCE de contraditória.

“É uma contradição. Você anda pelas ruas de Cuiabá e vê o que foi feito. Os índices do nosso Estado mostram que somos campeões de lepra, de leishmaniose, de tuberculose. A educação não vai bem. A segurança não vai bem”, afirmou.

As contas de governo analisam, entre outros aspectos, a correta aplicação dos percentuais mínimos previstos na Constituição para saúde e educação. Após a análise do TCE, que encaminha parecer pela aprovação ou reprovação das contas, a documentação vai para a Assembleia Legislativa, que é o órgão que aprova ou reprova de fato as contas de governo, com votação secreta em plenário.

Taques ainda destacou o parecer do Ministério Público de Contas do Mato Grosso (MPC-MT), que foi contra a aprovação das contas de 2014 do Governo do Estado, e afirmou que está estudando tanto o parecer como o voto do relator, o conselheiro Antonio Joaquim, que acabou acatado em plenário por unanimidade.

“O TCE é um órgão que auxiliar o Poder Legislativo e aprovou isso. Estou com o parecer do Ministério Público de Contas e o voto do conselheiro, que estou lendo de madrugada. Mas cabe à Assembleia Legislativa debater isso”, disse.

Em plenário, o líder e o vice-líder do governo, Wilson Santos (PSDB) e Leonardo Albuquerque (PDT), respectivamente, conclamaram os outros deputados estaduais a reprovarem as contas de Silval. O tucano ainda disparou críticas ao TCE, o que provocou reação do conselheiro relator Antonio Joaquim, e levou a um bate-boca público entre os dois.

FONTE: OLHAR DIRETO




3 visualizações
AMPCON

Associação Nacional do Ministério Público de Contas

E-mail: geral@ampcon.org.br

Telefones: (61) 3533-6505   |  (61) 99533-5088

Sede: SCN, Quadra 4, Bloco B, Nº 100, Sala 1201.

Asa Norte - Brasília/DF - CEP 70.714-900
Subsede administrativa: Av. Nazaré, Nº 766.

Nazaré - Belém/PA - CEP 66.035-145

AMPCON © 2019

  • Facebook
  • Instagram