AMPCON PARTICIPA DO I CONGRESSO INTERNACIONAL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS

Foz do Iguaçu, no Paraná, foi sede, entre os dias 11 e 14 de novembro, do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas. A iniciativa marcou a reunião, em um só evento, do XXX Congresso dos Tribunais de Contas, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), com o V Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB).

A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), através de seu Presidente, Procurador de Contas Stephenson Oliveira Victer, participou da programação científica do congresso, mediando o painel intitulado “Políticas Públicas e Tribunais de Contas Contemporâneos: Ressignificando Finalidade e Alcance”, que trouxe as exposições do Procurador da República Edilson Vitorelli e do Procurador de Contas Marcílio Toscano Franca Filho, do MPC/PB.

Além de Ministros e Conselheiros titulares e substitutos, o conclave contou ainda com a presença de grande número de Procuradores de Contas de todo o Brasil, além de representantes da carreira da Auditoria dos Tribunais de Contas.

Para Victer, “o grande mérito de tão grandioso evento foi, justamente, trazer ao construtivo debate de ideias e propostas os principais atores do Controle Externo, a saber, Auditoria, Ministério Público de Contas e Magistratura de Contas, os quais devem, observada a independência de suas funções, trabalhar em harmonia em prol do aprimoramento e maior efetividade do sistema que integram”.

A conferência de abertura do congresso foi proferida pelo Ministro Dias Toffoli, Presidente do Supremo Tribunal Federal, que discorreu sobre o “Papel do Controle Externo no Estado Democrático de Direito”. Já o encerramento ficou a cargo do Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa, Eduardo Augusto Alves Vera-Cruz Pinto, e do economista Raul Velloso, que abordaram o tema “O Controle das Políticas Públicas Orçamentadas e a Juridicidade das Decisões Políticas”.

Com informações dos sites do CITC2019 e da ATRICON.



0 visualização
AMPCON

Associação Nacional do Ministério Público de Contas

E-mail: geral@ampcon.org.br

Telefones: (61) 3533-6505   |  (61) 99533-5088

Sede: SCN, Quadra 4, Bloco B, Nº 100, Sala 1201.

Asa Norte - Brasília/DF - CEP 70.714-900
Subsede administrativa: Av. Nazaré, Nº 766.

Nazaré - Belém/PA - CEP 66.035-145

AMPCON © 2019

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram